Mitos sobre a alimentação




São os muitos os mitos a serem desvendados sobre a alimentação. Em primeiro lugar, precisamos de saber que o principal inimigo da saúde não é o açúcar nem a gordura. O inimigo número um da saúde, é chamado de excesso.
O corpo precisa de doses de açúcar e carboidratos para manter o seu nível de energia. A gordura também pode ser positiva, pois precisamos do colesterol bom que recebemos de azeites, peixes e grão. O que não podemos aceitar é o consumo excessivo de certos tipos de alimentos. O equilíbrio é a melhor escolha para manter a saúde.
Entre os principais mitos da alimentação, podemos destacar o fato de beber entre as refeições. Supostamente esse ato ajuda a engordar, mas isso não é verdade. Nós podemos beber durante as refeições.
Os mitos sobre alimentação vêm de tempos antigos. Um mito sem fundamento é o que afirma que beber leite com manga leva à morte. É impossível tal coisa acontecer.
Muitas pessoas acreditam que o chocolate causa espinhas, mas, na verdade, o que gera espinhas são as alterações hormonais do organismo.
Algumas pessoas também acreditam que a cenoura faz bem à visão. Apesar do alimento ser rico em vitamina A e E, a cenoura não é o único alimento indicado para aprimorar a visão. Comer apenas cenouras nem melhora, nem piora a saúde dos olhos.
Outros mitos desvendados sobre a alimentação:
1 - Apesar de ser gordurosa, a carne de porco tem benefícios para a saúde;
2 - O ovo não é um vilão. A proteína e a lecitina do ovo são muito recomendadas para a saúde e ainda reduzem a absorção do colesterol;
3 - Café não faz mal à saúde, mas deve ser consumido com moderação para não prejudicar o sono;
4 - Deixar de jantar não potencializa o processo de emagrecimento. Nós precisamos de comer refeições leves durante a noite, mas não podemos ficar em jejum;
5 - Comer abacaxi depois das refeições não ajuda a emagrecer;
6 - Suco de beterraba não combate a anemia.
Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/mitos-sobre-alimentacao.html